Marketing Digital para
Escolas Infantis

Porque as Escolas Infantis também precisam começar a levar a sério a sua Presença na Internet

À medida que os pais baseiam-se cada vez mais as escolhas escolares nas informações que coletam on-line, a sua Escola Infantil precisa de uma estratégia digital inteligente para aumentar suas matrículas a cada ano. 

Seu público principal é formado por pais na faixa dos 25 a 40 anos. Este grupo está ativo na Internet. Por todo o dia consultam seus e-mails, acessam sites, navegam nas suas redes sociais. 

Eles esperam encontrar todas as informações que precisam on-line. Ou seja, nessa primeira etapa, vão acessar seu site e suas redes sociais – raramente entrarão em contato com a escola por telefone. É preciso facilitar o acesso on-line às informações desejadas por eles.

Mas o grande erro é achar que é suficiente ser encontrado na Internet. Hoje em dia todos estão na Internet. Então é essencial diferenciar-se, apresentando as informações que eles consideram relevantes, e não só listando características da escola.

Como fazer isso?

Tenho um presente para você!

Leia o artigo até o final, que eu te darei um presente.

Um bônus pelo seu interesse em saber como melhorar a Presença Online da sua Escola Infantil 😉

As 5 ações que as escolas infantis devem utilizar para ter sucesso

1.

Conhecer o seu público

É essencial que a escola se esforce para identificar o que atrairá os pais, e então trabalhar para se comunicar de forma consistente através de canais relevantes de marketing e digitais.

É hora de se perguntar:

  • Quem é meu público?
  • O que eles querem saber?
  • Como posso me conectar com eles?
  • De que forma eles me procuram?
  • O que eles entendem como diferenciais essenciais e desejáveis?

Por exemplo:

Você pode estar achando que o mais importante para os pais é a alimentação saudável, quando na verdade para eles o essencial é a segurança.

O sucesso aqui exige uma estratégia de marketing digital integrada, direcionada aos pais que procuram uma escola para seus filhos. A estratégia deve ser construída com base na compreensão das necessidades dos pais ao selecionar uma escola, e deve levar em conta a finalidade específica de cada elemento tático da estratégia, seja um site, um aplicativo ou uma campanha de marketing por e-mail ou Whatsapp. 

Uma vez que você tenha uma compreensão do seu público, uma estratégia digital abrangente integrará o site da escola com conteúdo de alta qualidade, mídias sociais e estratégias de SEO para aumentar a visibilidade online, aumentar a conscientização sobre uma escola e nutrir uma reputação favorável.

Quando se trata do Site da sua escola infantil, conhecer o seu público é tudo.

Pense nisso. Seu site é sua melhor ferramenta de comunicação – é um lugar para contar sua história, conectar-se com sua comunidade e, finalmente, inspirar seu público a agir. Para o seu site realmente fazer o seu trabalho, você precisa saber quem está visitando e por que.

Quando esses pais visitam seu Site, eles querem saber:

  • Existe uma escola perto da minha casa?
  • Quais os níveis, programas e cursos que oferece?
  • Como posso entrar em contato com a escola?
  • Como faço para registrar meu filho na escola?
  • A escola é segura e acolhedora?
  • Meu filho terá sucesso aqui?

Tenha orgulho de seus diferenciais

O que a sua escola oferece de diferenciais? Qual é o seu foco? Sua filosofia? O que os alunos aprenderão? Destacar instalações especiais, projetos, programas e viagens de campo. Não basta simplesmente vincular a um documento de currículo que não mostre nada da personalidade da sua escola.

Sejam excelentes realizações acadêmicas, um forte para as artes, um perfil voltado para a ciência ou o modo como usam a tecnologia para oferecer aprendizado personalizado para os alunos, esses diferenciais são as características definidoras de uma escola e, portanto, a essência da sua marca. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, o posicionamento da marca é tão importante para uma escola quanto para uma  empresa.

2.

Apresentar Diferenciais

3.

Comunicar-se da forma adequada

Só saber o que os pais querem não é suficiente. É essencial também saber apresentar essas informações na mídia correta, e no momento correto

Escolas que encontram formas interessantes de comunicar para os pais o que as torna excepcionais, terão um desempenho melhor em atrair alunos do que seus concorrentes. É claro que entender o que torna uma escola especial é apenas o começo. As escolas também precisam se comunicar com os pais por meio de uma estratégia de marketing e comunicação consistente e bem planejada.

Assim como as empresas, as escolas também precisam pensar em como elas aumentarão a sua visibilidade online para direcionar o tráfego para seus sites. E qual mídia será utilizada (sites, redes sociais, e-mails, anúncios, etc) é um passo além disso.

Sem estratégia e planejamento, corre-se o risco de se gastar muito dinheiro e não trazer o resultado esperado.

Mantenha a conexão com os pais dos alunos

Também é importante considerar como as escolas podem usar os canais online após a matrícula. As expectativas dos pais estão crescendo; eles esperam receber atualizações regulares da escola sobre o que está acontecendo e como seu filho está progredindo.

Esses pais irão diretamente ao site ou às redes sociais da escola de seus filhos para encontrar informações relevantes e atualizações oportunas.

Os pais também esperam que as escolas sejam altamente receptivas às suas perguntas, assim como qualquer outro prestador de serviços. As tecnologias digitais podem desempenhar um papel considerável na entrega de tal experiência, potencialmente oferecendo à escola outro ponto significativo de diferenciação.

Os pais dos estudantes atuais estão procurando:

  • Datas importantes, eventos e feriados;
  • Horários das atividades (intervalo, almoço);
  • O cardápio da semana;
  • Informações sobre as aulas e trabalhos de casa de seus filhos;
  • Uma maneira de alcançar professores e administradores;
  • Notícias da escola;
  • Fotos de atividades escolares recentes, viagens de campo ou eventos.
4.

Manter a comunicação após a matrícula

5.

Planejar as ações de Marketing

Não gaste, invista

Assim como uma empresa em crescimento precisa investir em marketing para conquistar clientes, as escolas precisam investir para competir com sucesso pelos alunos. Eu uso a palavra “investir” deliberadamente, porque o marketing digital pode – e deve – ser considerado um investimento. Se a sua escola gasta X em digital, deve esperar que o investimento gere um retorno maior que X.

É importante ressaltar que as escolas também devem reconhecer a necessidade de alocar recursos específicos para o marketing digital

A Divulgação Online não é como os canais de marketing tradicionais, como impressão, rádio e TV, onde muitas vezes é difícil medir o retorno do investimento. No ambiente online tudo é rastreável, até o custo para adquirir um novo aluno. Se você precisar preencher um certo número de vagas em sua escola, é possível projetar o investimento necessário para conseguir isso.

Tempo é tudo

Não espere o primeiro dia de inscrição para começar sua campanha digital! A escolha de uma escola infantil para seu filho é uma decisão importantíssima para os pais, e muitos deles escolhem uma escola muito antes do início do período – aproximadamente 3 meses antes. Sua escola precisa de uma Presença Online envolvente durante o ano todo.

Nosso diferencial

Aqui na Macroweb, devido à experiência na área, desenvolvemos uma solução específica para Escolas Infantis

Importante: só atendemos uma escola por cidade.

O investimento é reduzido em relação às soluções existentes no mercado. Isso pois já realizamos todas as análise que citamos acima, e temos mapeado o que funciona e o que não funciona para esse segmento. 

Quer conhecer? Preencha o formulário abaixo e receba as informações.

O Bônus prometido

Se você chegou até aqui, meus parabéns! Você realmente tem interesse no sucesso da sua escola, e tem visão de futuro. 

E para te ajudar, eu ofereço uma Análise Gratuita da Presença Online da sua escola. 

Envie um e-mail para felipe@macroweb.com.br, uma mensagem via WhatsApp para (19) 9 9703 1327 ou preencha o formulário abaixo, que eu entrarei em contato, para agendarmos uma reunião online (por Skype ou mesmo por telefone), que durará no máximo 30 minutos. 

E se você não quiser fazer nem isso, usar meia hora do seu tempo para conhecer uma possibilidade de crescimento, paciência. Aí é com você 😉

Espero ter sido útil para você! Sucesso!

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”