Marketing Digital para
Profissionais da Saúde

Milhares de Profissionais da Saúde se formam todos os anos. Como ganhar visibilidade – e se destacar – nesse mercado tão competitivo?

Acreditamos que a Credibilidade é a melhor forma de gerar Reconhecimento.

Apresentando-se adequadamente na Internet, você fica mais mais próximo do seu público e passa a ser reconhecido como um Especialista. Torna-se uma Autoridade na sua área de atuação, mesmo antes da primeira consulta.

Mas como chegar a isso?

Você se identifica com uma dessas afirmações?

Você é um profissional altamente especializado, mas vê profissionais mais novos e sem as suas especializações, cobrando mais do que você, e até com mais pacientes que você.

Você sabe que poderia atender mais pacientes, por isso está à busca de soluções para se tornar mais conhecido como o profissional competente que é.

Você gostaria de cobrar mais pela sua consulta, mas não faz isso pois parece que a maioria das pessoas que chegam até você estão sempre mais preocupadas com o seu PREÇO.

Você reconhece que é importante ter uma Presença Online – ou seja, divulgar seu trabalho na Internet. Mas:

  • não tem tempo para fazer isso.
  • encontrou muitas barreiras técnicas para fazer isso.
  • já tentou, mas não teve o resultado esperado

Você não prioriza a divulgação pois reconhece que seu tempo é valioso, e melhor utilizado:

  • aprimorando seus conhecimentos.
  • estudando uma especialidade.
  • atendendo pacientes.
  • desfrutando de tempo livre para lazer, família, filhos – afinal, reconhece que é essencial equilibrar vida pessoal e profissional

Sabe qual é a grande questão?

Ser um Especialista
mas pensar em divulgação como um leigo!

O Poder da Presença Online

Presença Online é como você se apresenta para o mundo, nas mídias online (site, redes sociais, etc).

E você acredita no poder da Presença Online? Se sim, ótimo! E se ainda não acredita, é só olhar para você mesmo: você usa a Internet? Procura alguma coisa nela? Atualmente nós procuramos tudo na Internet. Qualquer coisa ou informação que precisamos, lá estamos nós pegando o celular e abrindo o Google.

Vamos rapidamente compreender o comportamento básico do usuário na Internet – ou seja: eu. Você. Os outros.

O que todos nós fazemos diariamente, durante todo o dia, na Internet?

  • Fazemos buscas – Utilizamos os mecanismos de busca – principalmente o Google – para realizar buscas sobre os mais diversos assuntos de nosso interesse.
  • Usamos as Redes Sociais – Interagimos nas Redes Sociais (Facebook, Instagram, etc) durante todo o dia.
  • Consumimos conteúdo – Além das buscas, navegamos todos os dias em blogs e portais de conteúdo de nossa preferência para consumir conteúdo (notícias, artigos, etc).
  • Usamos nosso e-mail – Acessamos nossos e-mails várias vezes ao dia, seja no computador ou no celular.

Como usuário, você faz isso o dia todo. As pessoas que estão te procurando também! 

as 4 razões para se ter uma presença online

1

ser encontrado

Atrair mais pacientes.
Reduzir seus horários vagos.

2

ser reconhecido como um especialista

Diferenciar-se quando alguém te encontrar, frente a outros profissionais.

3

Aproximar-se do paciente

Aproximar-se cada vez mais do paciente – e dessa forma fidelizá-los.

4

Aumentar o preço das consultas

Mostrando VALOR, você cria Autoridade, e se posiciona para aqueles que priorizam qualidade,  e não focam somente em PREÇO.

o efeito da presença online

O primeiro vídeo abaixo viralizou, você já deve ter recebido via Whatsapp.
E o segundo e o terceiro, você já assistiu?

Antes

Depois

Depois

Esse é o resultado de uma Presença Online criada com apenas UM VÍDEO!

Presença Online é essencial atualmente.

Mas é preciso se posicionar da forma adequada.

Por quais meios as pessoas procuram um Profissional da Saúde?

  • Pela Internet (como vimos acima);
  • Pelos convênios;
  • Por indicação de amigos, familiares e conhecidos.

Faça a si mesmo essas 2 perguntas sobre a sua Presença na Internet:

1) Quando as pessoas procuram um profissional como você, elas efetivamente te encontram?
Você precisa ser ENCONTRADO.

2) E se te encontram, como é a sua apresentação?
Não basta só ser encontrado, você precisa se DIFERENCIAR.

Vamos seguir o raciocínio de alguém que está precisando de um fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista ou psicólogo:

a) Se a pessoa não conhece ninguém, ela procura na Internet. Ela efetivamente te encontra? O que ela encontra?

b) Vamos dizer que a pessoa te encontrou no Google, ou nas redes sociais, ou nem procurou, pois você foi indicado por um convênio, por um conhecido ou familiar. Nesse caso, o que a pessoa normalmente faz? O que todos nós fazemos: procura saber mais sobre você. Ou seja, acessa o seu site, as suas redes sociais. O que ela encontra?

Como as Pessoas chegam até um Profissional da Saúde

O que a pessoa encontra ao procurar sobre você na Internet?

Ela encontra uma apresentação adequada?

  • Você está apresentando os seus serviços com termos técnicos que só profissionais como você entendem, ou os benefícios que eles geram?
  • Ela identifica diferenciais que fazem você se destacar diante dos outros profissionais que ela encontrou?
  • Você transmite uma imagem de Especialista?
  • Ela consegue identificar quer você é capacitado para ajudá-la?
  • Ela consegue, como um leigo no assunto, identificar que você é a solução para o problema específico dela?

Não basta ter um site ou perfil nas redes sociais, é preciso saber se posicionar. É uma questão de Posicionamento.

o que deve ser feito?

O que é preciso fazer para criar e manter esse posicionamento?
Usar cada mídia de forma adequada.

site

O Site é um repositório de conteúdo.

Tenha um site - e mantenha-o atualizado

  • Desenvolver o site – e mantê-lo funcionando de acordo com as constantes mudanças e evoluções das tecnologias.
  • Criar conteúdos continuamente.
  • Saber como postar esses conteúdos para rankeá-los bem no Google.
  • Buscar e tratar imagens para essas publicações.

E mesmo assim, não basta só manter um site; é preciso divulgá-lo.

Redes sociais

As Redes Sociais são mídias de divulgação. Cuidado para não transformá-las em um “cemitério de posts”.

Mantenha suas redes sociais atualizadas

  • Criar conteúdo adequado, mantendo uma postura de Especialista da sua área de atuação.
  • Buscar imagens para ilustrar adequadamente essas publicações.
  • Tratar essas imagens para adequá-las às redes sociais.

E mesmo assim, pode não ser suficiente. A quantidade de páginas que uma pessoa curte só aumenta, à medida que ela utiliza o Facebook. E o alcance orgânico (aquele que não é pago) só diminui ao longo do tempo – para dar mais espaço aos anúncios, entre outras razões.

Anúncios online

Anúncios pagos são eficazes, mas são grandes armadilhas se não utilizadas adequadamente.

Invista em anúncios online, mas com foco em resultados

  • É a forma mais rápida de divulgar.
  • Também é a forma mais cara. E o valor a ser investido têm sido cada vez maior, seja por causa da concorrência direta e indireta, seja por causa das mudanças nas políticas de cada mídia.
  • É preciso saber anunciar para obter resultados: saber configurar e gerenciar as ferramentas, como postar, melhores dias e horários, saber segmentar, etc.

E mesmo assim, cria-se uma dependência: parou de anunciar, parou de dar resultado.

Na verdade isso é o que muitos JÁ ESTÃO FAZENDO.

Aí você poderá pensar:

“OK, concordo que é importante estar na Internet da maneira adequada.
Mas fazer tudo isso me dará um trabalho muito grande!

Como deve ser feito?

Qual é a melhor forma de fazer essa divulgação?

Aprender a fazer a divulgação sozinho

NÃO, você não deve fazer isso sozinho! A sua especialidade é outra.

Você é Especialista, então sabe do que eu estou falando. Se uma pessoa tentar se tratar sozinha, vai ter o mesmo efeito que um tratamento profissional, como o seu?

Faça as contas: quanto tempo (quantas horas) você vai precisar usar para aprender a fazer isso, a ponto de começar a dar resultado? E utilizando para atender pacientes, ou para fazer cursos da sua área, quanto seria mais lucrativo (seja em dinheiro ou em aprendizado)?

Assuma e acione a sua Especialidade. E confie na especialidade do outro!

Contratar alguém para fazer essa Divulgação

Contratando um especialista para fazer a sua divulgação, as chances de funcionar são bem maiores!

A agência especializada em Marketing Digital tende a oferecer os melhores serviços, visto que trabalha dia e noite focada somente nesse assunto.

Além de possuir um leque de estratégias adequadas para cada segmento, as agências estarão prontas para auxiliar o contratante em qualquer situação relacionada aos assuntos do meio digital.

A única “desvantagem” – se é que podemos falar assim – é a necessidade do investimento: contratar uma empresa especializada pode custar mais caro.

O "melhor dos dois mundos"

Mas… E se houver um meio termo?

Uma solução com menos investimento, e com resultados que não seriam possíveis de serem alcançados sozinho. Existe! 

Eu posso te ajudar com isso. Mas devo te avisar que não é para todos. É só para aqueles que realmente querem algo mais. Há requisitos!

Quer conhecer?

E quanto custa NÃO divulgar?

Quantos pacientes você está deixando de conseguir, por não divulgar?

Muita gente pensa: “e se não der certo?” Mas pense, imagine só por um momento: “e se der certo?”

Você já parou para pensar “E se mais UMA pessoa entrar no seu site? E você conseguir mais UM paciente com essa divulgação?“ Não paga um site novo? Não paga a divulgação?

Será que não tem gente entrando nas suas mídias online AGORA e indo embora porque você não se diferencia, não se destaca, não mostra seus diferenciais?

Ou pior, que está procurando o que você oferece e está encontrando o seu concorrente, porque o seu site não está aparecendo para ela nos resultados da busca do Google? Quanto isso pode estar custando para você, para a sua carreira, para o seu sucesso?

Faça uma pesquisa, como se fosse uma pessoa procurando um profissional como você. Quantos profissionais você encontrou? Será que todos eles estão errados em estar lá?

Porque você pensa dessa forma, e como isso pode ser absurdo

Pois bem, isso provém de um fator:  o MINDSET, a mentalidade da pessoa.

É como aquele seu paciente, que você trata, mas em casa ele não cuida da sua saúde, não faz o que você recomenda. Não vai resolver, não vai melhorar, não vai evoluir. Vai ficar na mesma – e até piorar cada vez mais.

Se a pessoa não mudar a sua mentalidade, nada vai mudar. A Internet está aí. As pessoas usam o dia todo. Será que só os seus pacientes não usam?

Os seus pacientes estão usando.
Os seus concorrentes estão usando.
E você?

"Quanto trabalho! Então eu não vou divulgar."

A minha solução

Como eu disse, há um meio termo, uma solução com menos investimento, e com resultados que não seriam possíveis de serem alcançados sozinho.  

Mas devo te avisar que não é para todos. É só para aqueles que realmente querem algo mais. Há requisitos!

Quer conhecer? Preencha o formulário abaixo e receba as informações no seu e-mail ou Whatsapp:

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”