a) O perfil do seu público é SITUACIONAL
Seu público-alvo é “situacional”, ou seja, é vinculado a uma situação. Ou seja, de um dia para o outro pode surgir o interesse ou a necessidade dele precisar de você. E essa situação normalmente envolve uma urgência.
E isso dificulta o fator Segmentação, ou seja, a identificação das características do público para quem serão direcionados os esforços de divulgação.
Por exemplo: é possível segmentar anúncios por parâmetros como idade, sexo, estado civil e localidade. Mas não há um fator de segmentação “quem está com dor”.
b) Seu trabalho envolve PERCEPÇÃO DE DOR
As pessoas querem distância da maioria dos profissionais da saúde, até que precisam dele.
Você é a solução para o problema dele, vai trazer inúmeros benefícios, mas seu trabalho é fortemente ligado à percepção de dor. Isso gera resistência nas pessoas.
É muito fácil divulgar e conseguir seguidores nas redes sociais para aquele restaurante que pratos deliciosos e um ótimo ambiente. Envolve prazer! E fazer a pessoa ir para resolver um problema, onde durante o tratamento, vai sentir dor? E muitas vezes pode nem haver dor envolvida. É realmente um desafio! Por isso é mais difícil as pessoas assinarem sua newsletter, ou te seguirem no Instagram ou Facebook.
c) Restrições do Conselho Regional
Os Conselhos Regionais normalmente impõem restrições ao uso de alguns conteúdos e materiais nos canais online.
Inclusive alguns deles ajudariam a eliminar mitos, dúvidas e inseguranças do seu público, para vir até você.
d) Depender de indicações está se tornando uma grande armadilha
Indicação sempre foi um ótimo fator de obtenção de novos pacientes. Mas limitar-se a isso é o perigo. Isso pois o mundo está muito mais conectado, devido à pandemia. Mas o que isso tem a ver com as indicações?
Vamos a um exemplo: um paciente te indica para um conhecido. Isso é ótimo! Mas lembre-se que normalmente essa pessoa recebe várias indicações, de outras pessoas, além da sua. E como ela vai identificar o melhor profissional para ela? Consultando os canais online deles as redes sociais dele! Ninguém mais vai de consultório em consultório para conhecer os profissionais.
Conclusão
A divulgação precisa alcançar o público-alvo no momento certo (enquanto ele está precisando) e mostrar adequadamente que você é o melhor especialista para resolver a questão.
Seus canais online consideram foram estruturados considerando essas características?