logo-marketing-saudavel.png

Marketing Digital para Dentistas

As 3 Características de um Dentista que constituem um Desafio para Conquistar Pacientes com a Internet

1) Segmentação 

Para ter resultados na Internet, um fator importante é a Segmentação, ou seja, definição do público alvo desejado. É possível segmentar com parâmetros como idade, sexo, estado civil, localidade… mas não há um item “quem está com dor” ou “quem está insatisfeito com seus dentes”. 

Seu público-alvo é “situacional”, ou seja, é vinculado a uma situação. E nessa situação normalmente há uma urgência envolvida para resolvê-la.

2) Seu trabalho envolve dor 

As pessoas querem distância de um dentista, até que precisam dele. 

Você lida com um público que quer distância de você. Você é a solução para o problema dele, vai trazer inúmeros benefícios, mas seu trabalho é fortemente ligado à dor. Isso gera resistência nas pessoas. É muito fácil divulgar para as pessoas aquele restaurante que tem o seu prato favorito. Envolve prazer! E fazer a pessoa ir para resolver um problema, onde durante o tratamento, vai sentir dor? E muitas vezes pode nem haver dor envolvida. É realmente um desafio! Por isso é muito difícil as pessoas assinarem sua newsletter, ou te seguirem no Facebook.

3) Restrições do CRO 

Fazer isso obedecendo as restrições do CRO, para não ser penalizado.

Conclusão: 

A divulgação precisa alcançar o público-alvo no momento certo (enquanto ele está precisando) e mostrar adequadamente que você é o melhor dentista para resolver a questão.

E tudo isso é só o começo. Agora vem a parte da divulgação em si. 

As 2 Perguntas Essenciais que um Dentista precisa responder para divulgar adequadamente

1) ONDE divulgar? ONDE aparecer?

Vamos percorrer alguns dos canais mais conhecidos:

logo-fb.png

Muita gente acompanha páginas e grupos sobre filhotes fofos, carros de luxo ou pessoas de sucesso, mas nunca vi alguém que dissesse que entrou num grupo “adoro dentistas”. Então querer muitos seguidores numa página talvez não seja a melhor ideia. 

Sem contar que essa rede social  está mostrando cada vez menos postagens de páginas. 

E quanto a anúncios? 

É uma rede social onde os anúncios aparecem “casualmente”, ou seja, a pessoa está navegando e eles aparecem, sem que ela ativamente procure. Um anúncio de dentista enquanto ela estiver querendo ver fotos de filhotes fofos, do seu sobrinho ou dos seus amigos não terá muito engajamento.

logo-google.png

Talvez mais adequada para chegar ao cliente no seu caso, pois ele está ativamente procurando você. 

Nesse caso você vai precisar de um site bem elaborado, sempre atualizado tecnicamente (o Google está sempre mudando o seu algoritmo para identificar os sites com mais qualidade) para você aparecer nas primeiras posições. 

E quanto a anúncios? 

É mais caro que anunciar no Facebook. E ali vai precisar ter bastante conteúdo, e sempre atualizado. E o que colocar lá? Que conteúdo vai apresentar adequadamente, de forma que a pessoa te escolha?

logo-youtube.png
logo-insta.png

Mídias focadas em imagens e vídeos – será? 

As palavras “imagem” ou “vídeo” e “dentista” na mesma frase dão arrepios em quase 100% das pessoas. “Eu nem quero ver!” é o que a maioria das pessoas vai pensar. 

E você tem coragem de para aparecer nos vídeos? Tem vergonha? Tem estrutura e equipamentos para gravar com qualidade?

Um vídeo ou imagem ruim mais espanta do que atrai.

2) COMO chegar ao paciente ANTES dos outros profissionais?

Para fazer isso você precisa saber responder as 3 questões abaixo:

a) Qual é a “dor” do seu paciente? 
Ou seja, qual é o objetivo implícito, o resultado que ele deseja alcançar ANTES de chegar à conclusão que precisa dos seus serviços?

b) Qual é a “cura” para essa “dor”?
Após identificar a “dor”, você tem que saber mostrar para ele que VOCÊ (e não só a sua técnica) é a melhor solução para resolver o problema dele. 

c) Como ele pensa?
Depois de identificar a “dor” e a melhor forma de se apresentar como “cura”, você precisa saber COMO ele procura na internet para te encontrar, para que a mensagem seja elaborada com esse foco.

A Solução

O Que Fazer?

“Ufa, quanto trabalho! O que eu devo fazer então? Acho que o melhor é não divulgar, pois muitos clientes vêm por indicação mesmo!”

Se você pensa assim, cuidado, pois isso é um pensamento de anos atrás. 

A indicação é importante, claro. Inclusive é importante saber como eles chegaram até você, e o que dizem de você depois de finalizarem qualquer tratamento.

Mas é só pensar na forma que buscamos as coisas hoje. Anos atrás, ao buscar uma solução para qualquer coisa – de médicos a restaurantes – pedíamos indicação para amigos e parentes. Hoje, ao receber uma indicação, o que normalmente se faz? Procura na internet para validar a indicação!

Qual é a Solução, afinal?

Talvez estejamos deixando você mais preocupado ainda, mas não desista! Há uma solução. E é possível usar a Internet para conquista pacientes, e dá muito resultado! Mas é preciso fazer do jeito certo.

E como um dentista, você bem sabe que há uma saída para tudo isso: 

Procure um especialista!

Como assim?

Quando está com dor de dente, vá ao dentista. Quando está doente, vá ao médico. Quando o carro quebra, leve ao mecânico. 

Então, se você é o especialista em cuidar do sorriso do seu paciente, continue fazendo isso, e deixe a divulgação para quem saber fazer tudo o que foi dito acima. 

Cuidado: As pessoas gastam o seu próprio tempo para fazer algo, quando já há um profissional para isso, que tem conhecimento e vai realizar tudo com embasamento, mais rápido e melhor. É uma prática que constitui prejuízo, já que o tempo gasto naquilo poderia ser utilizado (ter sido útil) para algo mais produtivo, dentro da especialidade de cada um. 

E nós podemos te ajudar.

Como Trabalhamos

Nossa solução abrange os seguintes passos: 

1) Análise de Presença Online

Realizamos uma análise da sua Presença Digital e do seu Perfil, para ajudar a encontrar a melhor divulgação para o seu perfil: a forma que você se apresenta, se manifesta, que quer ser visto. E que tipos de paciente você quer. Isso é de cada um. 

Cuidado para não entrar numa receita que você não sabe se vai funcionar para você. Nós podemos fazer isso, pois sabemos o que funciona para um dentista, mas também sabemos que nem tudo funciona para todos os dentistas. 

2) Plano de Ação

A partir da Análise de Presença Online, identificamos o que você precisa fazer para chegar onde você quer, e traçar o melhor caminho para você. Ou seja, o caminho mais curto, o mais barato e o mais simples de alcançar, de acordo com o seu perfil. 

E mais, sem depender de uma rede social específica. Muita gente anuncia só no Facebook, e depois que o Mark muda o algoritmo – como aconteceu no fim de 2017, a pessoa acaba perdendo tudo o que construiu. Lembre-se que ali você é um mero “inquilino digital”.

3) Sempre no Topo

Você chegou ao topo. E como manter?

Nossa solução prevê isso também. Simples assim.

Alguns exemplos

Que tal? Vamos conversar?

Entre em Contato

Quer saber mais sobre a nossa solução? Preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato para apresentar (ou mesmo enviar uma apresentação) com os detalhes e os diferenciais do nosso trabalho:

Marketing Saudável © 2020. Todos os Direitos Reservados – Site desenvolvido por Macroweb