Porque você NÃO deve fazer o Marketing Digital da sua empresa

Se você perguntar a empreendedores o que eles acham do Marketing Digital, muitos vão responder com uma dessas frases:

Marketing Digital é caro.

Marketing Digital não funciona.

O Marketing Digital é uma forma muito eficiente de aumentar suas vendas e ampliar seus negócios. Mas se direcionado da forma errada, acaba por gastar tempo e dinheiro sem obter resultados, além de afetar negativamente a imagem da sua empresa.

O erro básico que muitos empresários cometem

O grande erro está em direcionar os recursos disponíveis da forma errada. Veja as 2 principais situações cometidas por muitas empresas:

  1. Colocar um funcionário de outra área para fazer o Marketing Digital da empresa;
  2. O próprio empreendedor querer fazer o Marketing Digital da empresa.

Isso acontece pois hoje parece muito simples construir um site no Wix ou no WordPress, criar uma página no Facebook, e até anunciar no Google Ads, pois os próprios consultores dessa empresa estão ligando e oferecendo ajuda gratuita. Vamos direto ao ponto: ISSO É UMA PÉSSIMA IDEIA!

“É mais barato fazer assim”

Mas se você acha que “é mais barato fazer assim”, reflita sobre essas questões:

1) Você ou esse funcionário vão ter tempo? Vão poder dedicar tempo DIARIAMENTE para isso?

Com certeza não. Na prática, vão deixar para segundo plano assim que aparecer algo urgente a ser feito nas suas tarefas normais do dia a dia – o que acontece com muita frequência – ou porque o patrão está cobrando o cumprimento de determinado relatório, ação ou projeto.

2) Quanto tempo de aprendizado será necessário?  E quanto isso vai custar para a empresa?

Enquanto a pessoa está aprendendo, não conseguirá realizar as suas funções e nem colocar em prática o que está aprendendo. Ou seja, a empresa está mantendo alguém que não produz e ainda consome recursos. E o pior é que, com a pressão, esse colaborador fatalmente vai querer mostrar serviço. E não o fará adequadamente, o que certamente irá comprometer a imagem da empresa em vários sentidos.

3) E se, depois de aprender, ela sair da empresa?

Tudo o que você investiu nela, e o tempo sem promover a empresa, foi perdido. E será necessário começar do zero novamente. Quanto tempo e dinheiro foi desperdiçado nisso? E haverá mais para investir novamente?

Considerações importantes sobre o Marketing Digital

Para não cair nessas armadilhas, grave essas 3 frases sobre o Marketing Digital:

  • Marketing Digital é algo que parece fácil e simples de se fazer, mas não é.
  • Marketing Digital precisa de dedicação DIÁRIA.
  • Marketing Digital é uma combinação entre 3 pilares: ferramentas, conteúdo e estratégias. Se um deles não for bem feito, não haverá um bom resultado.

Cada um tem a sua função

Não tente fazer tudo, ou colocar pessoas não capacitadas para realizar essas ações. Marketing Digital é importante como qualquer outra área. Os gestores das empresas precisam compreender que serviços relacionados à imagem da empresa precisam ser realizados por pessoas que entendem bem do assunto.

Se eu preciso construir uma casa, eu contrato um engenheiro ou arquiteto, não saio empilhando tijolos. Se eu estou doente, eu vou ao médico, não saio inventando tratamentos. Então, não tente fazer seu site ou o seu Marketing Digital. Contrate alguém capacitado, que vai fazer mais rápido e melhor, e nesse tempo você cuida do seu negócio, vende mais, atende aos seus clientes… faça aquilo que você já é bom, aquilo que é a sua especialidade, onde você já é produtivo.

As melhores formas de utilizar o Marketing Digital

Vale a pena ter um profissional de Marketing Digital dentro da empresa?

Sim, se você tiver bastante trabalho para ele. E se certifique que ele está fazendo a coisa certa.

E uma Agência Digital?

Se sua empresa é pequena, e não precisa ou não consegue manter um colaborador em tempo integral para realizar o Marketing Digital da empresa, uma boa opção é contratar uma agência especializada em Marketing Digital. Pode ser a melhor alternativa para o empresário que deseja obter resultados satisfatórios e segurança. A agência especializada em Marketing Digital tende a oferecer os melhores serviços, visto que trabalha dia e noite focada somente nesse assunto.

Além de possuir um leque de estratégias adequadas para cada segmento, as agências estarão prontas para auxiliar o contratante em qualquer situação relacionada aos assuntos do meio digital.

Faça as contas

 Quanto trabalho você poderia contratar com uma agência especializada em Marketing Digital com o valor que você está dispondo para manter o colaborador?

Caso precise, podemos elaborar um orçamento para você, e com a nossa proposta em mãos, você terá condições de fazer esse comparativo. E identificar qual a melhor solução, manter um profissional dentro da empresa ou contratar uma agência.

E tenha em mente: “Marketing Digital, se bem realizado, funciona, e é muito barato.”

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Felipe Rasmussen

Felipe Rasmussen
Arquiteto de formação pela FAU-USP, pegou gosto pela Internet ainda na faculdade. Desenvolveu seu primeiro site para o projeto de graduação, lá nos idos de 2000, e não parou mais. Agregou ao seu conhecimento o Marketing Digital, e hoje, juntamente com a equipe da Macroweb, ajuda empresas de todo o país a apresentar-se na Internet de forma útil, relevante e profissional.

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