3 mitos que te impedem de crescer com divulgação na Internet

Hoje eu quero compartilhar um insight de negócio, a partir de uma conversa que tive com um cliente – e vou aproveitar e fazer um convite, uma oferta, para você que me acompanhar até o final deste artigo.

É um insight para a sua empresa crescer. Dada a minha experiência, vou falar aqui algumas coisas que para mim são óbvias, mas tenho visto que para muita gente não é. Serei breve, OK!

Vamos lá: sempre que eu fecho um novo projeto, eu pergunto para o cliente “por que você decidiu divulgar sua empresa, ou desenvolver, ou reformular o seu site agora, nesse momento?” Até para conhecer mais o cliente, as razões dele estar investindo em soluções online.

E esse cliente me respondeu: “Para aproveitar a crise. Diminuiu um pouco o ritmo aqui, então eu estou aproveitando para ver o que eu posso melhorar na empresa – e o site é uma delas, já que ele me traz clientes.

Eu achei a resposta dele sensacional, e digna de uma análise. E nesses 18 anos na área de Desenvolvimento de Sites e Marketing Digital, eu tenho percebido o seguinte: as empresas que mais crescem são aquelas que investem INDEPENDENTE da crise – e nem me refiro a tendências de mercado, mas de uma observação dos meus clientes mesmo!

Claro, divulgar na crise é melhor mesmo, um dos fatores é que a concorrência diminui. Ou seja, na crise muitas empresas param de investir em divulgação, e isso – pelo menos na internet – deixa a divulgação mais barata.

Mas por que esse comportamento? Por que isso acontece dessa forma?

Porque muita gente considera a divulgação um GASTO, E NÃO UM INVESTIMENTO
Mas por que as pessoas pensam assim?

Refletindo sobre isso, eu identifiquei 3 MITOS que as pessoas acreditam e que as impedem de divulgar. Se você não divulga porque ainda acredita em um desses 3 mitos, me acompanhe até o fim, vou desmistificá-los, pois na prática as coisas funcionam de forma bem diferente.

Os 3 mitos que impedem as empresas de divulgar na Internet

1) Não divulga na Internet porque deve estar fazendo a divulgação CEGAMENTE

Claro, numa mídia offline – numa revista, por exemplo – você não consegue medir tão facilmente o retorno. Mas com divulgação online é tão simples medir o retorno sobre o investimento! 

Faz o seguinte, olha aí o seu Google Analytics, o relatório de visitação do seu site – aliás, você olha? Se você não olha, precisa olhar! E eu te falo isso porque realmente muita gente não olha.

E quem olha, vê o óbvio: “poxa, muita gente está visitando o site, acessando a página do Produto A… mas não está visitando o produto B… ou entra na Home do site, fica 2 minutos e vai embora, não vai até o formulário… será que ela não achou o que queria?“. Só aí você terá várias pistas, ótimos insights, sobre o que interessa ao seu público.

2) Divulguei na Internet e não vendi: perdi dinheiro

Aí vem o segundo ponto, que é na verdade uma consequência do primeiro: “Divulguei e não vendi: perdi dinheiro.”

Está errado! Não foi em vão! Mesmo não vendendo, você está conhecendo o seu público, o seu cliente, como ele interage com as as suas mídias, o que dá mais “ibope”. E isso é um indicativo que vale ouro para você direcionar seus investimentos – em termos de produto mesmo! Depois que você começou a vender o seu produto ou serviço, ele passou por reformulações, evolução? Muito provavelmente, não é? E se você tivesse desistido antes do primeiro “ajuste”? Então, na divulgação funciona da mesma forma.

3) Divulgar na Internet custa muito caro 

O terceiro mito: muita gente acha que custa muito caro fazer campanhas de divulgação. Pelo menos na internet, o custo é bem baixo perto do benefício que pode gerar, por diversos fatores.

Faça outro exercício em função desse mito: quanto custa NÃO divulgar?
Quantos clientes você está deixando de conseguir?
Muita gente pensa: “e se não der certo?” Mas pense, imagine só por um momento: “e se der certo?”

Se você não divulga, me responde uma coisa: você já parou para pensar “E se mais UMA pessoa entrar no teu site? E você fizer mais UMA venda, fechar mais UM negócio?
Não paga um site novo? Não paga a divulgação?
Será que não tem gente que está entrando no seu site AGORA e indo embora porque ele não apresentando sua empresa adequadamente? Ou está procurando o que você vende e está achando o seu concorrente, porque o seu site não está aparecendo para ela nos resultados da busca do Google?

Porque você pensa dessa forma, e como isso pode ser absurdo

Pois bem, isso tudo provem de um fator:  o MINDSET, a mentalidade da pessoa.

Se a pessoa não mudar a sua mentalidade, nada vai mudar. A Internet está aí. As pessoas usam internet o dia todo. Será que só os seus clientes não usam? Ao menos para mim isso soa até absurdo…

Um grande amigo meu fala muito isso – “a crise está fora ou dentro de você
Claro, a crise existe, mas será que não dá para se aproveitar disso?
Tem muita gente ganhando dinheiro atualmente.
É preciso mudar a mentalidade, para resolver o resto. E a maioria não muda, e não vai pra frente. E a crise está DENTRO.

Mas voltando à divulgação: há várias formas de saber se você consegue vender mais divulgando.
Sem risco! Ou com risco calculado! Calculado mesmo, sem “achismo”.

E como eu recebi esse presente – porque o insight desse cliente para mim foi um presente! – eu quero também dar um presente para você.

Me responde, me manda uma mensagem, que eu te mostro como fazer essa análise rapidamente. Sem custo.
Quero desconstruir esses mitos para você, que chegou até aqui.

E se você não quiser fazer nem isso, usar meia hora do seu tempo para conhecer uma possibilidade de crescimento da sua empresa, paciência. Aí é com você.

Tem uma frase que eu gosto muito, de um ser muuito grande, que eu vou ousar adaptar para os negócios, que é: “O homem QUER o sucesso e NÃO SABE COMO, ou NÃO QUER o sucesso?

Vixe, me estendi um pouco! Enfim, se você quiser saber, me dá um retorno, por aqui mesmo, e eu te respondo como você ver se é possível – e de repente não é possível mesmo. Eu duvido! Mas vamos lá.

Abraço para você!

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Felipe Rasmussen

Felipe Rasmussen
Arquiteto de formação pela FAU-USP, pegou gosto pela Internet ainda na faculdade. Desenvolveu seu primeiro site para o projeto de graduação, lá nos idos de 2000, e não parou mais. Agregou ao seu conhecimento o Marketing Digital, e hoje, juntamente com a equipe da Macroweb, ajuda empresas de todo o país a apresentar-se na Internet de forma útil, relevante e profissional.

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